
A Unidos da Tijuca deu mais um passo marcante rumo ao Carnaval 2026 e apresentou oficialmente a logo do enredo que homenageia a escritora Carolina Maria de Jesus, uma das vozes mais potentes da literatura brasileira. A arte é assinada pelo designer Rodrigo Cardoso.
A imagem resgata de forma poética um registro histórico de Carolina: a icônica fotografia em que lê uma matéria sobre si mesma no jornal. Na releitura visual, Carolina aparece livre — sem o lenço que um dia lhe foi prisão — e agora coroada por livros e palavras, em um cenário de contemplação e potência. Vestida de letras e inspiração, a escritora olha para seu próprio enredo, como quem reconhece, enfim, o lugar que sempre mereceu.

Ao fundo, uma referência simbólica reforça a construção narrativa da escola: o desfile de 1982, que teve como tema o também escritor negro Lima Barreto. A imagem funciona como passagem de bastão. A Tijuca literária de Lima abre caminho para a Tijuca das letras de Carolina, numa continuidade de luta, genialidade e resistência.
Com esse enredo, a escola promete emocionar e provocar reflexões profundas na Marquês de Sapucaí, reafirmando seu compromisso com narrativas negras, populares e transformadoras.
—
📲 Acompanhe tudo sobre os bastidores da Unidos da Tijuca e outras agremiações aqui no SAPUQUEI.
✍️ Por Geissa Evaristo
📞 ASCOM – GRESU Tijuca
📱 (21) 99441-2080
