
A Unidos de Vila Isabel dá o pontapé inicial rumo ao Carnaval 2026 nesta segunda-feira (16) com o lançamento oficial da sinopse do enredo que embalará a azul e branca de Noel no próximo desfile. O evento acontece na quadra da escola, a partir das 20h, e contará com a presença dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, que conduzirão a explanação do enredo para compositores e comunidade.
Com o título “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África”, a proposta mergulha na força simbólica da ancestralidade afro-brasileira, da religiosidade popular e da gênese do samba, homenageando o multiartista Heitor dos Prazeres — uma figura essencial na construção cultural do Rio de Janeiro.
“Será uma celebração a Heitor dos Prazeres, esse sambista, pintor, pessoa tão importante para a construção do samba carioca”, destaca Gabriel Haddad.
“É um enredo que fala dessa poética de uma cidade em que o samba e a macumba se misturam, e de um artista cuja trajetória se confunde com a da Vila”, completa Leonardo Bora.
Disputa de samba com novidades
A escola também divulgou o calendário oficial da disputa de samba-enredo e trouxe uma novidade: este ano, a competição será aberta a todas as parcerias, sem a obrigatoriedade da participação de integrantes da ala de compositores da agremiação. A iniciativa visa ampliar a participação e renovar as vozes que compõem o hino da escola.
A inscrição é gratuita e cada parceria pode ter até oito compositores. Os sambas devem ser entregues até o dia 31 de julho, e a grande final que definirá o hino oficial do Carnaval 2026 será realizada no dia 12 de setembro, na quadra da Vila Isabel.
Confira o calendário completo:
📌 16/06 – Entrega da sinopse
📌 03, 10 e 17/07 – Roda de dúvidas e orientações com a comissão de carnaval
📌 21/07 – Audição interna dos sambas
📌 31/07 – Entrega dos sambas concorrentes
📌 12/09 – Final da disputa na quadra
A Vila Isabel será a segunda escola a desfilar na terça-feira de Carnaval, e promete emocionar a Sapucaí com uma narrativa onírica e potente, que parte do olhar de um sambista que sonha com a África, com seus orixás e sua musicalidade, resgatando expressões como “Pequena África” e “África em miniatura”, atribuídas ao próprio Heitor dos Prazeres para se referir à região da antiga Praça Onze.
📸 Foto: Divulgação/Vila Isabel
📲 Por Caroline Rocha – Assessora de Imprensa, GRES Unidos de Vila Isabel
📞 +55 21 97751-9293
🌐 www.elloocomunicacao.com.br
