
Barracão da escola foi palco de encontro com representantes do Minc para apresentação do enredo sobre Carolina Maria de Jesus e articulação de projetos sociais e educacionais
A Unidos da Tijuca segue unindo cultura popular e compromisso social rumo ao Carnaval 2026. Na última semana, o barracão da escola, localizado na Cidade do Samba, recebeu a visita de uma comitiva do Ministério da Cultura (MinC), que conheceu de perto o enredo da agremiação para o próximo desfile: “Carolina Maria de Jesus”, uma poderosa homenagem a uma das mais importantes escritoras da literatura brasileira.

A visita institucional contou com a presença de Fabiano Piúba, secretário de Formação, Livro e Leitura; Jeferson Assunção, diretor de Livro, Leitura e Bibliotecas; Andressa Marques, coordenadora-geral de Livro e Leitura; e Eduardo Nascimento, coordenador do escritório regional do MinC no Rio de Janeiro. Todos foram recepcionados pelo carnavalesco Edson Pereira, sua equipe criativa e a direção de marketing da escola.

Durante o encontro, além da apresentação do enredo que exaltará a força e a obra de Carolina Maria de Jesus na Marquês de Sapucaí, foi iniciada uma articulação estratégica entre a agremiação e o Ministério da Cultura para o desenvolvimento de ações sociais e educacionais voltadas ao incentivo à leitura. A proposta é que, ao longo de 2025, a escola atue como plataforma para campanhas de valorização da literatura, especialmente em comunidades populares.
O projeto reforça o papel do samba como instrumento de transformação social e educação cidadã, integrando arte, memória e inclusão.
A Unidos da Tijuca será a terceira escola a desfilar na segunda-feira de carnaval, dia 16 de fevereiro de 2026, pelo Grupo Especial.
📸 Fotos: Geissa Evaristo / ASCOM GRESU Tijuca
