
RIO DE JANEIRO — A Unidos da Villa Rica está em contagem regressiva para mais um capítulo de sua história na Intendente Magalhães, e convida os compositores interessados em participar da disputa de samba-enredo a comparecerem à quadra da escola nos dias 9 e 23 de julho, quando a direção da agremiação receberá o público para uma troca direta com o carnavalesco Marco Antonio Falleiros e o enredista Andy Rocha.
O encontro tem como objetivo tirar dúvidas sobre o processo criativo, esclarecer pontos da sinopse e oferecer orientações sobre o enredo “O Poeta do Sertão: João do Vale”, que será o fio condutor do desfile da azul e amarelo em 2026. A quadra da Villa Rica fica localizada na Ladeira dos Tabajaras, 681, em Copacabana, zona sul do Rio.
A escola também informa que os sambas concorrentes devem ser entregues no dia 9 de agosto, das 18h às 22h, no mesmo local. O vencedor da disputa receberá um prêmio no valor de R$ 2.000,00. A direção da escola reforça a importância da leitura atenta do regulamento do concurso.
Mais do que uma disputa, a Unidos da Villa Rica reforça seu compromisso com a valorização do samba e de seus criadores. A escola aposta na criatividade, diversidade e na representatividade dos compositores como elementos centrais da construção de um desfile grandioso e com identidade.
Enredo 2026: “O Poeta do Sertão: João do Vale”
Carnavalesco: Marco Antonio Falleiros
Enredista: Andy Rocha
Para 2026, a Unidos da Villa Rica mergulha na vida e na obra de João do Vale, um dos grandes nomes da música popular brasileira. Natural de Pedreiras (MA), João traduziu em versos a resistência do povo nordestino, transformando a seca, a luta e a fé em poesia. Do chão rachado do sertão aos palcos do país, sua trajetória é símbolo de ancestralidade, força e musicalidade popular.
Ao longo de quatro setores, o enredo propõe uma viagem emocional e poética pela história desse cronista do povo, destacando sua infância em Lago da Onça, sua relação com o Bumba Meu Boi, a travessia até o Rio de Janeiro — onde foi servente de pedreiro e compositor genial —, até se tornar uma das vozes mais autênticas do Brasil profundo.
João do Vale é apresentado como a síntese de um povo que canta, sofre, resiste e sonha. E é com essa força que a Unidos da Villa Rica promete emocionar a avenida: com barro nos pés, poesia na alma e samba no coração.
Fique ligado no SAPUQUEI para acompanhar todas as novidades da disputa de samba-enredo e os bastidores da Unidos da Villa Rica rumo ao Carnaval 2026!
