
📍 Por SAPUQUEI, em parceria com a Assessoria e a Agremiação
A Estação Primeira de Mangueira deu mais um passo rumo ao Carnaval 2026 e apresentou, nesta terça-feira (23), os protótipos das fantasias de suas alas comerciais, que estarão distribuídas em sete alas diferentes. As imagens e detalhes sobre valores e vendas já estão disponíveis nas redes sociais oficiais da Verde e Rosa.


De acordo com o carnavalesco Sidnei França, o trabalho foi conduzido com extremo cuidado, desde a concepção das fantasias até a campanha de divulgação. “Estamos dialogando com a nossa comunidade e também com pessoas do mundo inteiro que acompanham cada passo da Mangueira rumo à Avenida”, afirmou o artista.


A divulgação dos protótipos contou com um desfile especial voltado para a comunidade e a diretoria da escola, realizado no dia 8 de outubro, na Cidade do Samba. Na ocasião, a presidente Guanayra Firmino reforçou seu compromisso com a excelência do desfile e com a homenagem a Mestre Sacaca, tema do enredo de 2026. “Não mediremos esforços para que a Mangueira traga o título para nossa comunidade. O trabalho do Sidnei é um presente para a escola”, destacou a dirigente.
Durante a apresentação, Sidnei França apresentou toda a equipe envolvida no processo criativo e de produção das fantasias, desde a pesquisa até a execução no barracão. O intérprete Dowglas Diniz embalou a noite com o samba-enredo, emocionando o público presente a cada nova ala revelada.


Sob o enredo “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju — O Guardião da Amazônia Negra”, a Mangueira mergulha na história afro-indígena do extremo Norte do país, exaltando as vivências e o legado de Mestre Sacaca. A narrativa marca também o início das celebrações do triênio do centenário da agremiação.
💫 Alas comerciais e temáticas apresentadas:
Ala 05 – Aldeamentos nos Afluentes do Uaçá Ala 08 – Ritual Sagrado da Colheita Ala 15 – Andarilho da Floresta Ala 16 – Çai Erê, Sairé: O Toque Indígena do Carvão Ala 20 – Vominê no Festejo de São Tiago Ala 23 – O Legado dos Mastros Negros Ala 25 – O Vigor da Fibra do Cipó-Titica
✨ Ficha técnica e créditos de criação:
Direção Geral: Sidnei França Produção e Textos: Felipe Tinoco e Sthefanye Paz Assistência de Produção: Alan Dias e Lucas Jacintho Maquiagens: Lucas Abelha Direção de Campanha: Vivian Araujo Produção Executiva da Campanha: Rafaela Bastos Fotografia: Fabiano Albergaria Assistente de Fotografia: Kauan Furtado Iluminação e Efeitos Especiais: JPC Iluminação Direção de Elenco: Áurea Moreira e Fábio Batista Modelos da Comunidade Mangueira: Ana Gregório, Dawison Salustiano, Érika Souza, Fabrício Silva, Luiz Claudio, Marco Gonzaga e Maylon Oliveira Cobertura: Julia (Casa Salva) e Marcos Inácio (Mangueira) Assessoria de Imprensa: Renata Rodrigues
🎭 Sobre a Estação Primeira de Mangueira:
Fundada em 1928, no Morro da Mangueira, por nomes como Cartola, Carlos Cachaça, Zé Espinguela, Tia Fé e Tia Tomásia, a escola é uma das mais tradicionais e vitoriosas do carnaval carioca, somando 20 títulos e quase 100 anos de história. Sob a presidência de Guanayra Firmino, primeira mulher eleita para o cargo, a Verde e Rosa segue honrando seu legado de resistência, cultura e amor ao samba.
📸 Fotos: Divulgação / Assessoria Mangueira

