Parada LGBTI+ de Madureira 2025 reforça combate ao feminicídio e à LGBTfobia e celebra diversidade com grandes nomes

Parada LGBTI+ de Madureira 2025 reforça combate ao feminicídio e à LGBTfobia e celebra diversidade com grandes nomes

A 22ª edição da Parada LGBTI+ de Madureira chega ao Parque Madureira no dia 14 de dezembro, reafirmando seu papel como um dos mais importantes movimentos de celebração, visibilidade e conscientização do país. Muito além da festa, o evento — que reúne cerca de 20 milhões de pessoas representadas pela comunidade LGBTI+, equivalente a 12% da população adulta brasileira segundo o Datafolha — segue firme na missão de provocar diálogos urgentes e necessários.

Idealizada pela saudosa Loren do Buá e organizada por Rogéria Meneghel, presidente do grupo MGTT, a Parada conta com direção artística do carnavalesco, comentarista e militante Milton Cunha, que reforça o caráter social da iniciativa. Nesta edição, o foco está no enfrentamento ao feminicídio e à LGBTfobia — causas que se entrelaçam e exigem mobilização coletiva.

“Todas as lutas por justiça social são nossas. As mulheres LGBTQI+ estão na linha de frente da violência, justamente por desafiarem padrões que esses homens que matam não toleram. A luta feminista e antirracista é de toda a sociedade. Esses comportamentos não têm mais espaço em um mundo justo e humanitário”, afirma Milton Cunha, que também apresenta o evento ao lado de Bianca Monteiro e Sabrina Ginga.

Rainha, Madrinha e grandes presenças em 2025

Entre os destaques desta edição, a Parada celebra:

Nicole Bahls, coroada Rainha do evento; Carla Akotirene, intelectual e referência no debate antirracista, como Madrinha 2025; Presenças ilustres como Inês Brasil, além de artistas, influenciadores e representantes da cultura LGBTI+.

Serviços sociais e saúde para o público

Reforçando seu compromisso social, a Parada LGBTI+ de Madureira também oferecerá gratuitamente:

Distribuição de preservativos; Ações de educação em saúde; Autoteste de HIV; Testes rápidos para sífilis; Vacinação contra HPV, ACWY, febre amarela, tríplice viral, hepatite A e B, e influenza.

Música, samba e celebração

A programação começa às 13h, com entrada totalmente gratuita, incluindo DJs, shows, desfiles e apresentações das baterias das escolas de samba Portela, Império Serrano e Beija-Flor de Nilópolis.

O encontro será no Parque Madureira — Rua Soares Caldeira, 115.

Serviço — 22ª Parada LGBTI+ de Madureira

Data: 14 de dezembro (domingo)

Horário: a partir das 13h

Atrações: DJ Weslei, desfiles, shows e baterias de escolas de samba

Local: Parque Madureira

Entrada: gratuita

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *