“Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” é o enredo com o qual a Acadêmicos de Niterói vai fazer sua estreia no Grupo Especial do Rio de Janeiro em 2026. A escola, campeã da Série Ouro em 2025, vai levar para a Marquês de Sapucaí a trajetória de vida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A proposta será desenvolvida pelo carnavalesco Tiago Martins em parceria com o enredista Igor Ricardo, e promete retratar os principais marcos da história de Lula — da infância no sertão pernambucano até a chegada à presidência da República, tornando-se o primeiro operário a ocupar o cargo mais alto do país.
“O título do nosso enredo traz a referência a uma árvore do agreste, o mulungu, que era o brinquedo preferido do nosso personagem na infância. A partir desse símbolo, contaremos a saga de um menino nordestino que migra para São Paulo, desperta para a política, lidera movimentos sindicais e se transforma em presidente do Brasil. Vamos falar de um Brasil possível por meio da história de um homem vencedor”, explica Tiago Martins.
A sinopse oficial e a logo do enredo têm previsão de lançamento para o início de agosto. Com o enredo sobre Lula, a azul e branca da cidade sorriso abrirá os desfiles do Grupo Especial no domingo de carnaval, dia 15 de fevereiro de 2026, marcando seu primeiro desfile entre as grandes da Sapucaí.