
A Unidos de Vila Isabel tem mais um motivo para comemorar. Seus carnavalescos, Gabriel Haddad e Leonardo Bora, receberam no último sábado (6) o Prêmio PIPA 2025, uma das mais prestigiadas premiações da arte contemporânea no Brasil. É a primeira vez que artistas do carnaval são contemplados com a honraria, um marco que reforça a potência cultural e artística que nasce nos barracões da Sapucaí.

Durante a cerimônia de premiação, a dupla apresentou a instalação inédita “Rebordar”, criada especialmente para a exposição dos vencedores da 16ª edição do prêmio, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro. A obra estabelece diálogos entre a memória do carnaval e o universo criativo desenvolvido por Haddad e Bora, incorporando referências ao próximo desfile da Vila Isabel em 2026: “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África”, uma homenagem ao artista Heitor dos Prazeres.

Construída com 12 quilômetros de fios, cordas, cabos de luz e materiais característicos dos ateliês carnavalescos, a instalação também reúne desenhos originais de fantasias e carros alegóricos que marcaram a trajetória da dupla.
“Este reconhecimento mostra que o carnaval é uma potência artística que dialoga com diferentes linguagens e espaços”, afirmaram Haddad e Bora, que já estão totalmente focados na preparação do desfile da azul e branca de Noel para o próximo Carnaval.
A exposição do Prêmio PIPA 2025 fica aberta ao público até 16 de novembro, no Paço Imperial, com entrada gratuita.
✍️ Assessoria de Imprensa – GRES Unidos de Vila Isabel
📞 Jorge Lima – +55 22 99902-0106
📲 Publicação em parceria com a Assessoria e Agremiação.
