
Escritora elogia sensibilidade do carnavalesco Renato Esteves e exalta homenagem à sua obra no enredo “Ponciá Evaristo, Flor do Mulungu”
Na manhã desta terça-feira (29), a escritora Conceição Evaristo visitou a quadra do Império Serrano, em Madureira, para conhecer, de perto, os figurinos que darão vida ao enredo “Ponciá Evaristo, Flor do Mulungu”, que será apresentado no Carnaval 2026, na Marquês de Sapucaí. O projeto, assinado pelo carnavalesco Renato Esteves, encantou e emocionou a homenageada, que teceu elogios à abordagem do artista sobre sua obra literária.
Ao conhecer os desenhos das fantasias, Conceição demonstrou emoção e destacou a força do trabalho desenvolvido pela escola da Serrinha:
“Eles (jurados) que se preparem. Se preparem para ler, para perceber, para aprender o sentido do enredo do Império Serrano, porque está sendo um trabalho maravilhoso do Renato, de uma sensibilidade muito grande. Olha, ele pode se tornar um professor profissional, inclusive para professores de literatura”, declarou a autora, com brilho nos olhos.
A visita foi marcada por afeto e gratidão. Conceição também fez questão de reconhecer o carinho da equipe artística e a potência da transposição de sua literatura para a linguagem do carnaval:
“Só quero agradecer ao Império Serrano e ao Renato por ter reescrito toda a minha obra com competência e sensibilidade. Os jurados não terão um trabalho fácil. Certamente será um desfile emocionante”, completou.
O enredo “Ponciá Evaristo, Flor do Mulungu” mergulha no universo poético e político da escritora mineira, tecendo paralelos entre a vida da autora e a trajetória da personagem Ponciá, símbolo de resistência, ancestralidade e identidade. O Império Serrano será a quarta escola a desfilar no sábado, 14 de fevereiro, pela Série Ouro, e já desponta como uma das grandes promessas do próximo carnaval.
Foto: João Santos
Texto em parceria com a Assessoria de Imprensa do Império Serrano
📞 Assessoria: Emerson Pereira – (21) 99382-4932
📩 emersonpereira2236@gmail.com
SAPUQUEI – Aqui o samba tem voz!
