Evelyn Bastos leva samba e carnaval à Argentina com desfile e workshop

Evelyn Bastos leva samba e carnaval à Argentina com desfile e workshop

Rainha dentro e fora da Sapucaí, a musa da Mangueira desembarca em Córdoba para o tradicional Carnaval de Inverno e seu consagrado workshop “Quadril de Mola”

O samba carioca vai ecoar na Argentina! Na próxima sexta-feira (15), Evelyn Bastos, uma das mais icônicas personalidades do Carnaval do Rio de Janeiro, desembarca em Córdoba para uma missão especial: participar do tradicional desfile de Carnaval de Inverno e comandar mais uma edição internacional do seu famoso workshop Quadril de Mola — técnica que já conquistou admiradores no Brasil e no exterior, incluindo sua recente turnê na Austrália.

Diretora Cultural da Liesa e rainha de bateria da Estação Primeira de Mangueira, Evelyn celebra a oportunidade de levar a arte do samba para além das fronteiras:

“É mais que um prazer levar o samba para a Argentina. É um ato de reverência e de celebração em todos os cantos do mundo. A pulsação do Rio Carnaval traduz a alma brasileira. Cada passo, toque e canto que atravessa fronteiras carrega o eco das ladeiras, dos terreiros, das rodas de samba e das vozes que cantam a vida com poesia e coragem”, afirma.

Historiadora e pesquisadora do samba, Evelyn reforça que sua viagem é também um ato de memória e resistência:

“Carrego a história de um povo que transformou dor em arte, luta em beleza e celebração em identidade.”

Uma trajetória marcada pela tradição e pela representatividade

Licenciada e bacharelanda em História, professora, gestora de projetos socioculturais, técnica administrativa, empreendedora e ativista social, Evelyn Bastos é referência quando o assunto é samba e causas coletivas.

Sua ligação com a Mangueira vem de berço: desfilou pela primeira vez aos 4 anos na Mangueira do Amanhã, foi rainha mirim em 2004 e, aos 11, tornou-se a mais jovem passista da história da verde e rosa. Com 15 anos, virou musa da escola e, desde 2014, reina à frente da bateria — cargo que já foi ocupado por sua mãe, Valéria Bastos, quase três décadas antes. Sua avó, mãe de santo respeitada no Morro da Mangueira, desfilou como baiana por 60 anos.

Reconhecida pela força, técnica e carisma, Evelyn já representou o Brasil em diversos países, formando centenas de sambistas pelo mundo. Em 2023, conquistou o Estandarte de Ouro como “Destaque do Público” e acumula dezenas de premiações que celebram sua dedicação à cultura popular e à valorização da mulher no samba.

📌 Assessoria de Imprensa

Renata Rodrigues – (21) 98038-2376

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *