Fotos da LIESA

RIO DE JANEIRO – A Estação Primeira de Mangueira celebrou uma noite histórica na última quinta-feira (28), marcada pelo reconhecimento de duas grandes mulheres que representam a força e a tradição da Verde e Rosa. Guanayra Firmino, presidenta da escola, e Evelyn Bastos, rainha de bateria, receberam o título de beneméritas da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).
A honraria simboliza não apenas a valorização de suas trajetórias, mas também a afirmação de um legado feminino que está profundamente ligado à identidade mangueirense.
“É uma enorme honra fazer parte deste grupo a quem a Liesa concedeu neste ano o título de benemérito. Representatividade importa, e como mulher preta da favela que vai conduzir a Mangueira ao seu centenário, dedico à minha comunidade mais este reconhecimento”, destacou Guanayra Firmino.
Com 97 anos de história, a Mangueira segue sendo um dos maiores ícones culturais do Brasil, reconhecida mundialmente por sua tradição, força de comunidade e por revelar grandes nomes da música e do samba.

Sobre a Estação Primeira de Mangueira
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, fundado em 1928 no Morro da Mangueira, é uma das agremiações mais tradicionais do Carnaval carioca. Dona de 20 títulos, é considerada um verdadeiro celeiro de bambas que marcaram a cultura popular brasileira. Suas cores verde e rosa, bem como seus símbolos – o surdo, a coroa, os ramos de louros e as estrelas – são reconhecidos em todo o mundo. Atualmente, a escola é presidida por Guanayra Firmino, a primeira mulher eleita presidente da Mangueira.
📌 Mais informações em: mangueira.com.br
Renata Rodrigues – Assessoria de Imprensa
📞 (21) 98038-2376
