Lins Imperial exaltará as águas de Cachoeiras de Macacu no Carnaval 2026

Lins Imperial exaltará as águas de Cachoeiras de Macacu no Carnaval 2026

Escola aposta em enredo afroindígena e ecológico para buscar o retorno à Série Ouro

A Lins Imperial está de volta à Série Prata e já tem sua inspiração definida para o Carnaval 2026: “Macacu — No caminho das águas cristalinas, reflete a alma da criação”. O enredo propõe um mergulho profundo na relação sagrada entre Cachoeiras de Macacu e a água, destacando as cosmogonias dos povos Bantu e Puri, as práticas de comunidades tradicionais, os rituais religiosos e as ações de preservação ambiental que moldam a identidade do município fluminense.

O presidente da agremiação, Flávio Mello, destaca a conexão natural entre o Complexo do Lins e o tema escolhido:

“Temos duas comunidades com nomes ligados à água — Cachoeirinha e Cachoeira Grande — e uma história marcada pelas lavadeiras, pelos banhos e pelo lazer nas águas. Agora, nossas águas se encontram com as cristalinas de Macacu. Agradeço ao prefeito Rafael Miranda, à vice-prefeita Dra. Patrícia Coelho e ao secretário municipal de cultura Lucas Bueno pelo apoio e acesso a documentos e especialistas que enriquecem nosso enredo.”

Pelo segundo ano consecutivo, a dupla de enredistas Arnaldo César Roque (Kitalesi) e Mateus Pranto assina a proposta narrativa. Ambos realizaram uma intensa imersão na cidade, conversando com moradores, pesquisadores e conhecendo de perto os lugares simbólicos ligados às águas de Macacu.

“Fizemos um verdadeiro mergulho nas águas de Macacu. Descobrimos que a água é um elemento sagrado presente nas narrativas fundadoras e nas práticas cotidianas da população local”, explicou Kitalesi.

Já Pranto complementa: “Adotar uma perspectiva afroindígena, que reconhece a água como sagrada e essencial à memória coletiva, é uma marca da Lins Imperial. Isso tem nos rendido enredos potentes e sambas memoráveis.”

O desenvolvimento artístico do desfile ficará por conta da dupla de carnavalescos Agnaldo Correa e Edgley Cunha, que já estão trabalhando nos primeiros esboços de fantasias e alegorias. A proposta visual será marcada por força estética e poética, traduzindo em cores e formas a espiritualidade das águas e os saberes ancestrais dos Bantu e dos Puri.

A verde e rosa da Zona Norte será a 12ª escola a desfilar no domingo de carnaval, 15 de fevereiro de 2026, na Intendente Magalhães. A sinopse oficial e o calendário da disputa de samba-enredo — aberta a compositores — serão divulgados nos próximos dias.

📸 Fotos: Diego Mendes

✍️ site: Equipe SAPUQUEI

📩 Com informações de Geissa Evaristo, Assessoria de Imprensa da Lins Imperial

📞 Contato: (21) 99441-2080

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *