
Agremiação e Governo do Estado do Amapá promovem, no próximo sábado (23), a escolha do samba local. O vencedor estará automaticamente classificado para a semifinal no Rio de Janeiro. A noite terá apresentações culturais, show da cantora Karinah e participação especial da própria Mangueira.
RIO DE JANEIRO E MACAPÁ – A Estação Primeira de Mangueira promove neste sábado (23/08), em Macapá, capital do Amapá, mais uma etapa do processo que vai definir o samba-enredo oficial da escola para o Carnaval 2026. Seis obras de compositores amapaenses disputam a vaga, e o vencedor se garantirá na semifinal da competição no Rio de Janeiro.
Toda a programação será transmitida ao vivo pelo YouTube, em uma grande celebração que reunirá samba, cultura e integração entre Rio de Janeiro e Amapá.
“Estamos muito felizes com a qualidade e a representatividade das composições que recebemos no estado. Acreditamos que dessa disputa sairá um grande samba, totalmente à altura da safra excepcional que tivemos este ano”, destacou Dudu Azevedo, diretor de Carnaval da Mangueira.
Agenda cultural em Macapá
A delegação da Mangueira está desde o início da semana em Macapá cumprindo uma série de compromissos. A programação incluiu visita à floresta amazônica, ensaios com ritmistas locais que terão a chance de integrar a bateria Verde e Rosa por uma noite e encontros institucionais com a Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (LIESAP).
No sábado, o clima será de grande festa. Grupos artísticos locais abrem o evento, seguidos por um show especial da cantora Karinah, madrinha do programa social da escola. A própria Mangueira também se apresentará, coroando uma noite que promete ficar marcada na memória dos amapaenses.

O enredo de 2026
Ao todo, a Mangueira recebeu 22 sambas concorrentes, sendo 16 do Rio de Janeiro e 6 do Amapá. Todas as composições estão disponíveis no canal oficial da agremiação no YouTube, acompanhadas de suas letras e informações dos compositores.
No próximo Carnaval, a Verde e Rosa levará para a Marquês de Sapucaí o enredo “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”, desenvolvido pelo carnavalesco Sidnei França. O tema inaugura o triênio do centenário da escola e mergulha na história afro-indígena do Amapá, tendo como personagem central Raimundo dos Santos Souza, o Mestre Sacaca.
De origem negra e indígena, Sacaca tornou-se referência no manejo de ervas, raízes e elementos da floresta, reconhecido como curador popular e apelidado de “doutor da floresta”. Sua trajetória, marcada pela sabedoria ancestral e pela conexão com a Amazônia Negra, será o fio condutor da narrativa da Verde e Rosa em 2026.
Sobre a Estação Primeira de Mangueira
Fundada em 1928 no Morro da Mangueira, a Estação Primeira é um dos maiores símbolos culturais do Brasil. Com suas cores verde e rosa imortalizadas no samba, a escola soma 20 títulos do Carnaval Carioca e carrega uma trajetória de 97 anos de glórias. Atualmente, é presidida por Guanayra Firmino, primeira mulher a comandar oficialmente a agremiação.
Mais informações estão disponíveis no site oficial mangueira.com.br e nas redes sociais da escola.
📌 Assessoria de Imprensa
Renata Rodrigues – (21) 98038-2376
