Novo complexo de barracões em São Cristóvão será entregue em 2026 e abrigará as escolas da Série Ouro
Por SAPUQUEI, em parceria com a Liga RJ e Prefeitura do Rio de Janeiro
Na tarde desta terça-feira (21), os presidentes das escolas filiadas à Liga RJ visitaram as obras da Fábrica do Samba Rosa Magalhães, em São Cristóvão, ao lado do prefeito Eduardo Paes. O espaço, que abrigará o novo complexo de barracões das escolas da Série Ouro, tem previsão de conclusão para meados de 2026.
Durante a visita, o presidente da Liga RJ, Hugo Junior, ressaltou o significado histórico e estrutural do projeto, que promete transformar a rotina de trabalho das agremiações e de seus profissionais.
“A Fábrica do Samba representa a realização de um sonho antigo das escolas da Série Ouro. É um passo fundamental para garantir condições dignas e infraestrutura de qualidade para os profissionais que constroem o espetáculo do carnaval. Agradecemos ao prefeito Eduardo Paes e à Prefeitura do Rio por acreditarem no nosso projeto e investirem no futuro do samba”, afirmou Hugo Junior.
O prefeito Eduardo Paes destacou que a criação de um espaço exclusivo para as escolas da Série Ouro é uma demanda antiga do carnaval carioca e reforçou o compromisso da Prefeitura com a valorização do setor cultural.
“Essa é uma demanda muito antiga. Quando encontramos esse espaço e a possibilidade de realizar o projeto, iniciamos imediatamente. Esperamos que, para o Carnaval de 2027, as escolas possam se preparar melhor e que os trabalhadores tenham mais dignidade. E, por óbvio, que seja entregue um carnaval ainda mais grandioso do que o que já é feito, que por si só já é espetacular”, declarou o prefeito.
Localizada na área da antiga Estação Leopoldina, atualmente em processo de revitalização, a Fábrica do Samba Rosa Magalhães contará com 14 barracões dedicados às escolas da Série Ouro. O novo espaço promete otimizar o processo de criação dos desfiles e reforçar a importância cultural e econômica do samba carioca.
📸 Fotos: Fausto Ferreira / Liga RJ / S1 Comunicação