Rayane Figliuzzi é a nova musa da Unidos de Vila Isabel e inicia letramento racial para desfilar com consciência e respeito

Rayane Figliuzzi é a nova musa da Unidos de Vila Isabel e inicia letramento racial para desfilar com consciência e respeito

Influenciadora e empresária intensifica preparação física, artística e intelectual para brilhar na Sapucaí com a azul e branca do bairro de Noel

A Unidos de Vila Isabel já tem nova musa para o Carnaval 2026: a influenciadora e empresária Rayane Figliuzzi. Após convites anteriores, Rayane aceitou com emoção o posto de musa da escola, destacando o momento de maior maturidade pessoal e profissional para encarar o desafio com responsabilidade.

“Eu nunca me senti verdadeiramente pronta para assumir esse compromisso. Carnaval exige entrega, responsabilidade, preparação. Hoje, com uma equipe de profissionais me dando suporte, acredito que posso somar com a Vila Isabel. Estou em êxtase, muito feliz com o convite. Vou me entregar de corpo, alma e coração para honrar este posto”, declarou.

A preparação já começou em ritmo intenso. Três vezes por semana, Rayane tem aulas de samba com a consagrada professora Egili Oliveira, referência no mundo do samba. Além do samba no pé, ela também intensificou os treinos aeróbicos para garantir fôlego e resistência na avenida.

“Tenho plena consciência de que nunca vou sambar como Egili, como Evelyn Bastos, da Mangueira, Mayara Lima, do Tuiuti, ou Raissa de Oliveira, da Beija-Flor, que são referências absolutas. Mas também não quero fazer feio. Se for para estar, que seja com respeito, entrega, verdade e humildade”, pontuou Rayane.

O enredo da Vila Isabel para 2026 — “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África” — é uma homenagem ao mestre Heitor dos Prazeres, artista plástico, compositor e criador da expressão “Pequena África”. O enredo sensibilizou profundamente a nova musa, que decidiu que sua preparação também envolveria aspectos sociais e históricos.

Candomblecista, Rayane decidiu iniciar um processo de letramento racial com o auxílio de profissionais especializados. O objetivo é compreender mais profundamente a história, os termos e os contextos da luta e da cultura negra, a fim de ocupar esse espaço com o devido respeito.

“Reconheço a dívida histórica com o povo preto e acredito que o mínimo que posso fazer é estudar, aprender e me posicionar com responsabilidade. Quero entender as raízes, os contextos, os termos adequados. Sei que não se trata apenas de estar à frente de um carro alegórico ou de usar uma fantasia bonita. Trata-se de reconhecer, valorizar e honrar uma luta ancestral que precisa ser contada com respeito.”

Com esse compromisso firmado, Rayane Figliuzzi se junta ao time de musas da Unidos de Vila Isabel trazendo não apenas beleza e samba no pé, mas também consciência, entrega e respeito à história do Carnaval e à herança afro-brasileira.

📸 Foto: Ronaldo Luv / Palmer Assessoria de Comunicação

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *