Unidos da Tijuca se despede da quadra da Avenida Francisco Bicalho e anuncia novo espaço na Gamboa

Unidos da Tijuca se despede da quadra da Avenida Francisco Bicalho e anuncia novo espaço na Gamboa

RIO DE JANEIRO – Após mais de três décadas de história na Zona Portuária, a Unidos da Tijuca se prepara para se despedir da quadra localizada na Avenida Francisco Bicalho, nos Portuários. A mudança acontece em setembro e marca o início de um novo capítulo para a escola do Morro do Borel, que terá sua nova sede de ensaios instalada em frente ao barracão de alegorias, na Gamboa.

Desde 1993, a quadra da Avenida Francisco Bicalho foi palco de momentos inesquecíveis para a comunidade tijucana e para o Carnaval carioca. O espaço, que já recebeu milhares de sambistas, turistas e amantes da cultura, passou por uma grande reforma em 2008 — sem recursos públicos —, ampliando sua capacidade para até 8 mil pessoas e oferecendo estrutura mais confortável e segura para o público.

Durante todos esses anos, o local se consolidou como um ponto de encontro democrático, reunindo pessoas de todas as idades, classes e origens em noites de samba que se tornaram tradição às quintas-feiras e sábados.

A mudança acontece em virtude de um processo de despejo, mas a solução veio de um acordo entre o presidente Fernando Horta e o prefeito Eduardo Paes, garantindo um novo espaço definitivo para a agremiação.

A nova quadra será instalada provisoriamente na Avenida Rivadávia Correa, nº 227, em frente ao barracão da escola, no coração da Cidade do Samba. Após o Carnaval 2026, o espaço passará por obras para se transformar em uma estrutura permanente, celebrando os 94 anos de contribuição da Unidos da Tijuca à cultura brasileira.

Em nota oficial, a agremiação destacou a conquista como a realização de um sonho antigo:

“Alcançamos agora o sonho de termos, enfim, a nossa Casa de Alvenaria – nossa construção desejada, nosso cantinho na cidade. Aos poucos, vamos nos despedindo de um lugar de muitas alegrias e histórias, com a certeza de que a missão naquele terreiro foi cumprida. Alguma saudade já batendo à porta; um olhar de esperança e muita fé na caminhada.”

A despedida da quadra da Francisco Bicalho promete ser marcada pela emoção e pela memória dos grandes momentos vividos no espaço. Ao mesmo tempo, a Unidos da Tijuca já prepara o futuro, pronta para escrever um novo capítulo de sua história no coração do samba carioca.

📸 Fotos: Geissa Evaristo

✍️ Texto: Com informações da ASCOM – GRESU Tijuca

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *